E desengane-se se acredita que a percentagem dita a qualidade do chocolate. Por um chocolate ter 70% de cacau isso não significa que ele seja um bom chocolate. Essa percentagem apenas lhe indica a quantidade de sólidos de cacau usados para fazer esse chocolate. Sendo o restante, cerca de 30% açúcar e 0,5% lecitina de soja e baunilha. No chocolate industrial estas percentagens estarão divididas de forma diferente.
A percentagem numa tablete não lhe diz se os grãos de cacau usados são de boa qualidade, se foram processados corretamente e qual a sua origem. A genética do cacau, o terroir, a fermentação e secagem e a forma como o fabricante vai processar esse cacau vai influenciar o sabor final do produto. A título de exemplo, um cacau de Madagáscar é muito frutado e com notas intensas de frutos vermelhos enquanto o cacau do Equador é mais perfumado e floral.
Um bom cacau tem uma sinfonia de sabores e aromas, como avelãs torradas, frutos vermelhos, passas e especiarias, entre muitos outros, que nos levam por uma viagem sensorial fantástica. Mas só encontra estes aromas e sabores num bom chocolate!